03/06/2015 - 2ª edição do Cine Família na Praça lota praças de seis municípios mineiros

Na sua segunda edição, com o patrocínio da Algar Telecom por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura de Minas Gerais, o Cine Família na Praça levou, de forma gratuita, a experiência de cinema para seis cidades do interior mineiro, entre os dias 15 a 31 de maio.
De acordo com dados da organização do evento e do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 6000 pessoas dos municípios de Nova Serrana (15), Patrocínio (17), Monte Carmelo (22), Ituiutaba (24), Iturama (29) e Frutal (31) prestigiaram o evento e puderam assistir gratuitamente a três filmes.
O destaque foi o longa-metragem “Festa no Céu” (95 min), ainda inédito na TV aberta e por assinatura, que foi indicado ao Globo de Ouro 2015 como Melhor Animação.
Além do longa foram exibidos dois curtas-metragens, “Dois Pedros, um sonho e uma viola”, e buscando uma maior aproximação com a comunidade onde o evento foi realizado, foi escolhido um curta diferente para cada cidade que conta histórias locais e da região:

Nova Serrana : Maria de Tangará
Patrocínio: Dicionário Vernacular de Areado
Monte Carmelo: A tradição do barro em Monte Carmelo
Ituiutaba: Lenda do Corpo Seco
Iturama: Família Kaiana
Frutal: Marujadas

Em todas as localidades foi montada uma mega estrutura de cinema a céu aberto, com tela de 9,80 metros de comprimento por 4,10 de altura, som surround 5.1 distribuídos em 17 caixas, passarela em carpete vermelho, 450 cadeiras com apoio de braço e iluminação cênica para valorizar o ambiente.
De acordo com Marcelo Mamede, organizador do evento, “o planejamento foi o grande diferencial do Cine Família na Praça. Foram seis meses de atividades intensas e mais de seis mil quilômetros percorridos entre as visitas às cidades em busca de parceria com as prefeituras, análise das condições físicas das praças e avaliação técnica, escolha dos filmes, reservas de agenda, orçamentos e divulgação, até a realização do evento”, afirma.

A equipe
Foram 25 pessoas, diretamente envolvidas, na equipe, incluindo produção, logística, motoristas, assistente de comunicação, fotógrafo, cinegrafistas, seguranças, montadores, técnicos de projeção e som, além de cinco veículos saindo de Araxá-MG, São Paulo-SP e Uberlândia-MG, sendo três caminhões com equipamentos de projeção, sonorização, infraestrutura e gerador de energia, mais dois veículos um carro e uma van para transporte da equipe.

Retrospectiva
Em 2014, o Cine Família na Praça passou por sete cidades do interior mineiro: Araguari, Tupaciguara, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba, Pará de Minas, Nova Serrana e Bom Despacho e reuniu um público de mais de cinco mil pessoas que assistiram a animação brasileira “Minhocas”, primeiro longa-metragem em stop motion produzido na América Latina.

O projeto
Cine Família na Praça é um evento livre para todos os públicos e tem como objetivo levar de forma gratuita a experiência de cinema a céu aberto para cidades do interior mineiro.
O evento é uma realização da Moinho Cultural, que neste ano completou 10 anos de fundação, e contou, nesta edição, com o apoio das Prefeituras Municipais de Frutal, Ituiutaba, Iturama, Monte Carmelo, Nova Serrana e Patrocínio.
Para acompanhar as novidades do projeto bem como acessar as fotos e informações das duas edições realizadas, os interessados podem acessar o site www.cinefamilia.com.br e também acompanhar a página do projeto no Facebook: www.facebook.com.br/cinefamilianapraca.

Sobre a Algar Telecom 
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, está há mais de 60 anos no mercado com dois objetivos principais: manter um relacionamento próximo com seus clientes e oferecer serviços de alta qualidade.
A empresa oferece acesso à internet com ultra velocidade, celular de qualidade, TV por assinatura com programação especial, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing e vídeo.
Por isso, investe, constantemente, na modernização da sua rede, na governança corporativa e no desenvolvimento de canais de relacionamento diferenciados, usando aplicativos e espaços nas redes sociais, além de uma equipe de consultores especializados para projetar as melhores soluções para empresas de qualquer porte em um atendimento consultivo e exclusivo.
O alto índice de satisfação (em torno de 75%) é reflexo da cultura da companhia baseada no diálogo e na criação de relacionamentos sustentáveis.
 Em expansão constante, a Algar Telecom tem hoje mais de 3,6 mil associados (como são chamamos os colaboradores) e está presente nas principais regiões do Brasil. São mais de 19 mil km de fibra óptica atendendo 1,3 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, além do Distrito Federal. Desde 2007, a Algar Telecom é uma companhia aberta, não listada na Bolsa de Valores.

Sobre a Moinho Cultural 

Fundada há 10 anos por Marcelo Mamede Maia e Marco Túlio Morais, a Moinho Cultural é uma empresa mineira que atua na consultoria empresarial para o uso de Leis de Incentivo à Cultura e na concepção e realização de eventos de alta qualidade, possuindo em seu portfólio diversos projetos de sucesso além do Cine Família na Praça, como o Expresso Literário, o Festival de Inverno da Serra da Canastra e o Diversão e Arte: Música para Crianças de Todas as Idades, já tendo atingido nestes anos um público total de mais de 30 mil pessoas.